segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Escola Secundária Vitorino Nemésio - Semana da Biblioteca Escolar

Entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012, decorreu a "Semana da Biblioteca Escolar", na Escola Secundária Vitorino Nemésio, envolvendo a participação de alunos do ensino básico e ensino secundário, bem como a colaboração de professores e funcionários.

Do programa constaram atividades diversificadas, desde os preparativos para a ornamentação dos espaços, passando pela elaboração de marcadores de livros (8º e 9º anos), pela oficina de escrita e respetivas ilustrações sobre o tema " O Encanto da Biblioteca" e a Hora do Conto ( 7ºano), até à encenação de pequenos textos representativos do pensamento de figuras, personagens e personalidades do Conhecimento Universal, pelo Grupo de Teatro da E.S. Vitorino Nemésio.

O ponto alto das atividades centrou-se no dia 24 de outubro com o "Almoço da Biblioteca", para toda a comunidade escolar, subordinado ao tema CDU onde, sentados numa mesa de honra conviveram com o anfitrião, Vitorino Nemésio, ilustres convidados do Conhecimento Universal: Gutenberg, Galileu, Pitágoras, Herodoto, Gil Vicente, Shakespeare, Camões, Fernando Pessoa, Amália Rodrigues, Madame Curie, Edith Piaf, entre outros...



As Visitas Guiadas à BE também se demarcaram, pelo entusiasmo dos alunos  em conhecer os diferentes espaços da Biblioteca, as classes da CDU, a colocação dos livros nas estantes, e pelo interesse em ler vários livros expostos. 

A inauguração das "Maletas Pedagógicas" e a "Oficialização dos Amigos da BE" também foram motivadoras para os mais jovens que aderiram a estas iniciativas de forma espontânea e entusiasta.

Por fim, foi apresentado um Power Point sobre as zonas e procedimentos a ter na BE, co-elaborado por alunos do Curso de Informática.

O encerramento desta semana foi marcado por uma surpresa: a chegada da mascote da Biblioteca Escolar, a "BÉ", para encanto de miúdos e graúdos.

Esta semana integrou-se no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, como parte do Plano de Atividade da BE.

Sem comentários:

Enviar um comentário